quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo? 8 truques para evitar o estresse no trabalho.

Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

Quando pensamos em evitar estresse logo de cara passa pela cabeça em evitar problemas. Seria possível?


Imagino que possa ser complicado evitar o surgimento de problemas, mesmo porque a palavra problema pode ser subjetiva, ou seja, o que seria um problema para uma pessoa pode não ser para outra pessoa, ou o que pode causar problemas num dado momento pode não ser em outro.   Também imagino o quanto pode ser limitante passar uma vida evitando situações que possam ser percebidas como causadoras de problemas, será que não acabaríamos evitando também as situações que poderiam ser produtivas?
O que eu percebo é que existem pessoas, ou pessoas em momentos de vida, as quais parece que as situações causam mais estresse do que causariam para outras pessoas ou causariam em outros momentos. Creio que neste caso possa ser interessante a análise do que possa estar ocorrendo com esta pessoa e assim trabalhar para que ela possa conquistar maior resistência às situações estressantes.

Para evitar estresse

Cada pessoa terá uma necessidade. É possível que o listado abaixo não se aplique a todas as pessoas nem a todos os momentos, mas de forma geral costuma ajudar:
1 - Aprender a dizer “não” de forma elegante e afirmativa. Ser assertivo pode significar saber negar pedidos, favores  e solicitações que não sejam aceitáveis, etc.
2 - Flexibilizar o pensamento ou até mesmo dar uma segunda  chance as pessoas a nossa volta quando surge a tendência de “catastrofizar” – ou seja, perceber como catástrofe situações que poderiam ser vivenciadas de forma mais leve.
3 - Respirar de forma profunda e tranquila.
4 - Trabalhar no sentido de identificar nossas forças, pois muitas vezes não percebemos que as temos.
5 - Aceitar, quando for o caso, que muitas vezes algumas situações não tem como alterar pois não depende de nós, como por exemplo o falecimento de um ente querido. São situações que nos "convidam" a trabalhar a aceitação e quem sabe identificar novas atividades, novas companhias, novas formas de olharmos para nós mesmos, etc.

Estresse positivo

Novos estudos tem lançado luz aos benefícios do estresse ao nosso organismo. Em que medida ele pode ser benéfico?
O estresse é a capacidade de reação a um estimulo negativo. Por exemplo, alguém ouviu uma noticia de que está havendo cortes na empresa – aquele sinal de alerta que nos mobiliza a ação  é estresse, não o prejudicial que acontece quando os estímulos negativos estão além da condição de reagir, mas é este estresse que poderá nos colocar em ação como por exemplo  procurar por mais informações,  caprichar mais em seu trabalho para que seu nome não entre na lista de corte, etc. Enfim, o estresse em nível ótimo nos ajuda.
Mesmo o estresse a longo prazo, quando usado da forma certa, pode ser positivo ao organismo?
Sim, quanto mais a pessoa percebe que consegue lidar com as adversidades maior poderá ser o aprendizado e resistência a novos eventos similares.

De acordo com alguns pesquisadores da University of Wisconsin-Madison, a grande diferença da atuação do estresse está na maneira como as pessoas o encaram o estresse é que o torna nocivo. Você acredita nessa abordagem?

Sim, quanto mais a pessoa encara o estresse (ou as situações causadoras de estresse) como insuperáveis pior poderá ser sua resistência. Mas quanto mais ela conseguir ver que dificuldades aparecem para todos e cada uma dela são oportunidades para aprender novas formas de superação melhor ela poderá lidar com o estresse.
Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

Nosso corpo, ao lidar com o estresse de forma normal, se prepara automaticamente para se recuperar dos efeitos do estresse?

Nosso corpo reage as eventos estressantes com um preparo para lutar ou fugir, ou seja suar, taquicardia, enrijecimento dos músculos são um preparo inconsciente para algo que muitas vezes não é utilizado, como por exemplo no caso da noticia de cortes na empresa não adianta sair correndo literalmente. Por isso fazer academia pode ser uma forma bem saudável de liberar esta adrenalina que o corpo acumulou.
Quanto melhor você lida com os eventos estressantes mais o seu corpo pode "entender" que não é necessário que ele se prepare para lutar ou fugir.

Um estudo mostrou que pessoas que se apoiam em situações estressantes obtêm uma resiliência relacionada ao estresse. Como esse mecanismo ocorre?

O ser humano se beneficia, de forma geral, da convivência com outras pessoas. A sensação de pertencer a um grupo, seja ele familiar, profissional ou mesmo o time de futebol a qual se torce pode gerar energia para lidar com o estresse pois a sensação de que há pessoas com quem contar costuma nos fortalecer.

Em um momento estressante, a pessoa fica mais alerta? Isso pode ajudar em situações de risco ou mesmo em provas ou momentos estressantes no trabalho?

Foi para isso mesmo que a natureza criou o estresse, esta é sua função mais básica, nos alertar de que algo ruim está acontecendo e devemos tomar providencias. O estresse negativo é quando o sinal de alerta “quebra” e recebemos sinais mesmo quando não há nada ruim ocorrendo.

O estresse ocasional pode ajudar o funcionário a sair da zona de conforto? De que forma isso pode ser benéfico?

Sim, sem um probleminha de vez em quando, ou seja sem a expectativa de que as coisam podem mudar, pode tornar  a pessoa um tanto acomodada. A expectativa de problemas pode impulsionar algumas pessoas a se dedicarem com a finalidade de evitarem possíveis problemas ou amenizar os danos quando, e se,  surgirem.

Resultado de imagem para Evitar estresse é possível? O estresse pode ser positivo?

8 truques para evitar o estresse no trabalho


1) Agradeça pelo que você tem – Parar para pensar nas conquistas pessoas e profissionais e agradecer pelo que tem não é só algo aceitável. Na verdade, é cientificamente provado que quem agradece é menos estressado. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), pessoas que cultivaram uma atitude de agradecimento reduziram os índices de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – no sangue.
2) Não use a expressão "e se" – Quando tudo está bem, você é daqueles que se pergunta "e se", antecipando que algo pode dar errado? Se sim, tente evitar esse hábito. Segundo Bradberry, essas duas palavrinhas, quando juntas, "colocam lenha na fornalha do estresse." As coisas podem se desenrolar em infinitas possibilidades – para que ficar pensando no pior que pode acontecer? 
3) Fuja da "hora do café" – No momento em que todo mundo se junta para aquele cafezinho da tarde, raramente o papo é otimista, certo? Conversas pessimistas atraem o estresse. Por isso, esqueça da "hora do café". Socialize com as outras pessoas em outros momentos. 
4) Seja otimista – Um "truque" complementar às duas últimas dicas. Não é que "pensar positivo atrai coisas boas", como livros de autoajuda sugerem. A questão é que, quando você pensa positivo, seu cérebro é direcionado para assuntos que não trazem nenhum estresse à mente.
5) Desconecte-se – A tecnologia trouxe inúmeros benefícios às nossas vidas, mas causou alguns problemas: um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas ao dia, sete dias por semana. Se "toda hora é hora de trabalhar", toda hora é hora de uma bomba explodir no seu colo.
6) Tome menos café – A bebida é um gatilho para a liberação de adrenalina, hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina pode ser importante para fazer alguém correr ao se deparar com um urso, mas não é a maior aliada para quem precisa responder um e-mail delicado.
 7) Durma – Colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e todos sabemos disso. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço: será que não há nenhuma horinha perdida no Facebook durante a noite que poderia ser transformada em uma horinha de sono? Um tempo a mais na cama é muito mais importante para o seu corpo do que as redes sociais – afinal, você já ficou online o dia todo, não é mesmo?
 8) Respire fundo – Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa. Quando você estiver estressado, vá para um lugar mais calmo, feche a porta e respire. Apenas isso. Bem devagar. Você vai ver como o nervosismo vai embora.

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo


Fonte: Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5 - http://www.marisapsicologa.com.br/

Fonte: Revista Pegn

Compartilhe com seus amigos...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AVALIE SEU TEMOR AO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”...